2 de fev. de 2012

Palavra do Rondonista

Estamos na segunda semana do projeto Rondon, com uma enorme satisfação pela oportunidade de estar participando da Operação Babaçu em São Francisco do Brejão. Grato pela receptividade da população, que nos acolheu com toda atenção.

Quando chegamos, no domingo (22/01), ficamos um pouco apreensivos, pois não sabíamos como seria a participação da população brejoense. Logo pela manhã de segunda feira (23/01), começamos os preparativos, para divulgar nas ruas da cidade as atividades que realizaríamos durante nossa estada em São Francisco do Brejão.

O que observamos durante a semana foi que a participação da comunidade nos cursos que estamos ministrando, não esta sendo satisfatória, pode ser devido à falta de interesse, tempo ou de resistência por projetos novos. Contudo há pessoas que querem aprender, obter conhecimentos sobre determinados temas e compartilhar um pouco de suas experiências conosco. Mesmo com pouca participação, estamos nos empenhando ao máximo para deixar bons frutos aqui no município de São Francisco do Brejão.

Entre as proposta que estamos trazendo para a comunidade brejoense estão:


Composto Orgânico (Lixo limpo)

A unidade demonstrativa ministrada aconteceu na última quinta feira (22/01), com duração de três horas e meia.

Foi implantada na secretaria de agricultura uma compostagem de demonstração para reciclagem do lixo orgânico. Primeiramente foi realizada a parte teórica em seguida a prática. Contamos com a ajuda do Sr Antônio secretário de meio ambiente, que estava empenhado e bem disposto a desenvolver esse projeto.

 Manejo de gado leiteiro e Qualidade do leite

 A oficina que aconteceu na sexta feira (23/01), com duração de três horas. Realizado na comunidade rural Centro do Robertão (Vila Leal/ Barranco de Tábua).


Texto: Fernando de Carvalho dos Santos.